4 de dez. de 2011

Nascer de novo



Por Victor Rebelo
“Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo” (João, cap.III, v.v. 1 a 12).
De acordo com doutrina espírita, a perfeição espiritual somente poderá ser alcançada através da reencarnação. E não é somente uma, mas são várias as reencarnações pelas quais o espírito passa ao longo de sua jornada evolutiva.
No meu modo de compreender, o processo de aperfeiçoamento ou evolução é infinito, caso contrário, estaríamos limitando-nos, esquecendo da realidade do nosso potencial divino. A cada estágio aperfeiçoado, um novo se desdobra à nossa frente. Também lembramos que, à medida que o espírito evolui, passa a viver em mundos superiores. É a lei natural de atração!
A reencarnação não é um castigo ou punição, onde temos que pagar nossas dívidas, como se Deus fosse um cobrador de impostos. Nós não devemos nada a Deus: devemos sempre a nós mesmos. E é impossível conquistarmos a paz interior enquanto não repararmos os erros que cometemos contra nossos semelhantes ou contra a nossa própria consciência. É a Lei de Causa e Efeito em ação.
Mas não podemos esperar para nascer de novo apenas quando formos entrar em uma nova encarnação. Precisamos nos conscientizar de que o renascimento deve ser feito já, no presente. A cada dia temos uma nova oportunidade de modificarmos aquilo que nos causa angústia, infelicidade. Precisamos praticar com toda a sinceridade possível o autoconhecimento, a fim de iluminarmos a sombra que ainda existe em nosso ser. Dessa forma perceberemos que a maioria dos sofrimentos por que passamos são criados por nós mesmos.
O pior obsessor que podemos ter somos nós. Eu digo isso, pois se algum espírito nos obsedia, é porque damos abertura. A auto obsessão, geralmente, é mais difícil de se combater.
Existem várias ferramentas a nosso dispor para efetuarmos o autoconhecimento. Uma delas são os sonhos, a meditação, as práticas bioenergéticas, etc.
..................................................................................
Que nossas experiências sejam aproveitadas com a luz da compreensão e autoconhecimento. Que este Natal possa simbolizar o renascimento espiritual que tanto almejamos.
Paz e luz!
Leia novos artigos e assista a novos vídeos no site da Revista Cristã de Espiritismo.
www.rcespiritismo.com.br

Nenhum comentário: