16 de jul. de 2013

Meditar







Meditar faz muito bem à saúde
Libertar a mente dos pensamentos e concentrar a atenção em um objeto referência até entrar em contato com nossa essência mais pura é uma forma de descrever o ato de meditar.
A Meditação é uma prática conhecida e utilizada por diversos povos e por adeptos de várias filosofias há muito tempo. Independente da técnica utilizada, o ato de interiorização faz com que possamos atingir um estado de tranquilidade e calma, fazendo com haja o aumento da percepção, tanto do nosso lado interno como do meio externo.
Atualmente a Meditação não é associada somente a uma forma de ativar a espiritualidade, mas também aos benefícios que traz para os seus praticantes e entre eles podemos citar: a diminuição da ansiedade, melhora nos casos de insônia e nos problemas digestivos trazendo grande melhoria na qualidade de vida além de auxiliar nas faculdades mentais e rapidez do raciocínio.
Dentre as técnicas de meditação atualmente utilizadas podemos citar a Meditação Transcendental (MT) que é uma prática Ayurveda e a Meditação Ch’an.
Podemos utilizar diferentes métodos para realizar a meditação onde a atenção poderá ser direcionada para:
-  Respiração: consiste em simplesmente sentir no movimento do ar quando inspiramos e expiramos para liberar a mente dos pensamentos, é utilizada pelos Zen-Budistas.
-  Movimento: o foco é colocado no movimento da dança, prática de mudras ou simplesmente caminhar, pois a atenção estará na troca de posições e até mesmo na frequência com as quais elas são executadas.
-  Mantra:  Conforme repetimos um mantra a nossa mente se distancia dos pensamentos entrando em um estado de purificação que pode até mesmo gerar a falta de noção do tempo por um instante isolando qualquer interferência e é muito utilizada pelos hinduístas.
-  Imagens: A fixação da atenção em uma figura que seja objeto de devoção vai aos poucos acalmando a mente até que o foco esteja totalmente direcionado à uma sensação pura de união com o todo.
Seja qual for a a técnica utilizada, o importante é buscar o equilíbrio, a satisfação e o bem estar em todos os sentidos. A prática leva a perfeição, quanto mais você meditar, melhor vai ficar. Então, vamos à prática:
- Sente-se em uma posição confortável mantendo a coluna ereta;
- Inspire profundamente e expire devagar;
- Direcione a atenção para a sua respiração;
- Deixe que os pensamentos venham à mente sem questioná-los, simplesmente respire.
- Mantenha-se neste estado de calma e tranquilidade por alguns minutos.
Faça este exercício sempre que estiver muito agitado, angustiado, triste ou quando necessitar de calma e verá que em poucos minutos você estará com a sua energia revigorada. Você também pode praticar todas as manhãs para equilibrar o corpo e a mente, fazendo da meditação um hábito saudável para a vida.


Nenhum comentário: